Aventura e Ficção

BAIXE AQUI

No caminho da Aventura e Ficção

Uma revista que marcou os quadrinhos adultos publicados no Brasil

Era novembro de 1986, quando a Editora Abril surpreendeu os leitores de quadrinhos mais exigentes – seja pelo gosto ou pela maturidade – com o lançamento de uma ótima revista mix de quadrinhos: Aventura e Ficção.

Não fosse a maldição que confere vida curta a esse tipo de publicação no Brasil, e quem sabe ela ainda estivesse por ai. É um problema que vem de longa data, vide Gibi, Grilo, Eureka e Animal, alguns exemplos desta triste realidade.

Um conteúdo de qualidade não é fator preponderante para a longevidade de revistas em quadrinhos, e vendas abaixo do esperado encerraram todos estes títulos.

Mas, com relativo sucesso, Aventura e Ficção trouxe boas – quando não ótimas – HQs para nossas bancas, entre os anos de 1986 e 1991, num total de 21 números.

A principio, o material publicado na revista era todo da Marvel. Até o número # 13, desfilaram pelas páginas artistas bastante conhecidos dos leitores de super-heróis, como John Buscema, Roy Thomas, John Byrne, Gene Colan, Mike Barr, Bill Mantlo, Paul Gulacy, Frank Miller, Howard Chaykin e outros.

A partir do número # 14, teve inicio uma nova fase, apresentando também artistas nacionais, como Mozart Couto, Watson Portela, Flávio Calazans e outros, além de europeus, entre eles Enrique Breccia, Carlos Trillo, Antonio Segura, Milo Manara, Jorge Zentner, Miguelanxo Prado e José Ortiz. Um timaço, diga-se de passagem.

Do número # 17 em diante, o título passou a ostentar na capa a frase “O melhor do quadrinho mundial”, e histórias inéditas continuaram sendo apresentadas.

Aventura e Ficção teve importantes diferenciais, como matérias (entre elas uma história da vida de Kull, no número # 4, e outra sobre o Rei Arthur, no # 5), cartas e a seção HQ News, a partir do número # 17, que apresentava biografia de artistas, novidades dos quadrinhos na Europa, Estados Unidos e Brasil, premiações importantes, mangás e outras informações.

~ por ultimateaec em julho 31, 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: